Blog

Artrose de quadril

Matéria publicada no Diário do Nordeste sobre artrose de quadril. Vale a pena ler.. tire dúvidas frequentes.

Artrose de quadril ­ – Viva  -­ Diário do Nordeste

Nos últimos 20 anos, o tratamento mais indicado nesse tipo de osteoartrose é a artroplastia A marcha e a sustentação do peso corporal dependem diretamente da articulação do quadril. Daí porque cada vez mais têm sido estudados os fatores que geram a osteoartrose do quadril, onde o impacto fêmuro­acetabular é apontado como uma das causas previsíveis e que vem ganhando força nos debates em congressos e eventos científicos ao redor do mundo. A anormalidade anatômica é descrita como uma limitação da mobilidade do quadril por choque do colo do fêmur (maior osso humano localizado na coxa) na borda do acetábulo (encaixe da cabeça femural na bacia), comum mesmo em atividades do cotidiano, como sentar em lugares baixos ou cruzar as pernas. ´Em paciente com quadro clínico clássico ocorrem dores na virilha, principalmente ao permanecer sentado por tempo prolongado ou com os quadris muito fletidos. Em casos mais graves, limita a mobilidade do quadril, chegando a impedir que o indivíduo possa cortar as unhas dos pés, entrar e sair do carro ou subir escadas.

Muitas vezes essa anormalidade no colo femural ocorre por pequenos graus de escorregamento da cabeça femural durante a adolescência, por ser considerada apenas como uma distensão muscular´, descreve o médico ortopedista e cirurgião de quadril Robson Alves, diretor científico da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Quadril. O especialista também é Preceptor da Residência de Ortopedia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Instituto Dr. José Frota (IJF). Agentes agressores Na maioria dos casos, a osteoartrose (ou simplesmente artrose) é gerada por algum agente agressor da cartilagem articular, seja por doença auto­imune (como na artrite reumatóide), por alterações na anatomia e resposta biomecânica da articulação do quadril ou, ainda, como resultado de danos decorrentes de acidentes automobilísticos e no esporte. Um dos exemplos recentes foi o do tenista brasileiro Gustavo Kuerten (Guga), acometido por uma artrose precoce gerada pelo desgaste excessivo da cartilagem. Submetido a duas cirurgias (2002 e 2004), o atleta retornou às quadras e tem participado de torneios, embora ainda esteja longe de repetir a performance que o consagrou no cenário internacional.

Mas não é preciso ser um desportista de alto rendimento para ter a articulação do quadril seriamente comprometida. Além da prática de esportes de impacto (como tênis, vôlei e basquete), a obesidade figura entre os fatores que podem predispor o surgimento de artrose em joelhos e quadril, por exceder as cargas fisiológicas às quais a cartilagem e o osso subcondral (osso abaixo da cartilagem) são preparados para suportar, o que leva a um dano estrutural lento e progressivo dos mesmos. Entre as atividades que devem ser evitadas ou contra­indicadas, Dr. Robson Alves pondera e diz que a avaliação deve ser feita caso a caso. ´Devemos avaliar dentro do arco de movimento, o que é devido a osteófitos (saliência óssea) e o que é devido a encurtamentos musculares. Nos casos de doença moderada a avançada deve existir uma maior restrição quanto a prática de esportes de impacto, priorizando o arco de movimento com carga leve, como em bicicletas e atividades em piscinas´, informa o coordenador do último Simpósio de Artrose, realizado em junho. Robson Alves é graduado pela UFC, com residência no Instituto Nacional de Traumato­Ortopedia, centro de referência que conta com banco de tecidos osteo­articulares e grandes cirurgias de reconstrução de quadril e joelho. Histórico clínico O histórico clínico de artrose indica dor progressiva, inicialmente leve, intermitente, relacionada a atividades do cotidiano quando realizadas com maior intensidade. É comum ao despertar observar rigidez e dificuldade nos primeiros passos, melhorando em seguida (´depois que aquece melhora´, segundo relatos). As dores ganham intensidade no final do dia. O uso abusivo de antinflamatórios pode provocar lesões no estômago (gastrite, úlcera e hemorragias digestivas), assim como lesões renais (podendo evoluir para insuficiência renal aguda), além de alterações na função cardíaca e agravamento da hipertensão arterial. O diagnóstico de artrose é feito com uma radiografia simples. ´Quando o paciente a realiza na posição ortostase (de pé) há um aumento na exatidão do diagnóstico, pois demonstra de forma indireta o espaço (entre as superfícies ósseas) que deve ser preenchido com cartilagem. Se o espaço entre os ossos da articulação for menor, podemos inferir que a cartilagem está mais fina e lesionada´, esclarece. A ressonância nuclear é outra forma de avaliação direta da cartilagem, permitindo medições de espessura precisas, sobretudo quando existem dúvidas quanto a lesões focais cartilaginosas.

FIQUE POR DENTRO

Qual a conduta para o tratamento não cirúrgico O tratamento não cirúrgico tem que ser individualizado, devendo ser observados uma série de fatores: intensidade do dano articular; restrições de mobilidade por presença de osteofitos (proeminências ósseas que bloqueiam parcialmente os movimentos); estado muscular quanto a atrofias e encurtamentos; análise da marcha; dismetrias (diferença de comprimento dos membros). Durante a anamnese é observado se o paciente usa medicação para outras patologias; histórico de alergias; graus de severidade da dor para atividades de vida diária; qualidade do sono; e o estímulo aos relacionamentos, uma vez que a dor crônica predispõe à depressão. No caso de paciente obeso, é essencial o acompanhamento nutricional e de um fisioterapeuta. A presença do educador físico é igualmente importante, já que o programa de exercícios individualizado contribuirá para uma melhora na força muscular. ´Estabiliza as articulações e aumenta o controle articular dos movimentos, além de ampliar o arco de movimento´. Dr. Robson Alves complementa: ´estudos sugerem que o tratamento da osteoporose ajuda a reduzir a dor relacionada à artrose (por melhorar o osso adjacente à cartilagem residual)´. Sobre o tratamento medicamentoso, o médico cita a indicação de drogas que diminuem a progressão da doença degenerativa articular (glicosamina) ou melhoram a viscoelasticidade do líquido sinovial (ácido hialurônico). Embora úteis, os antinflamatórios devem ser utilizados com cautela em função dos riscos associados (renais, gástricos e cardíacos). Os analgésicos são empregados amplamente somente para alívio sintomático já que não modifica a evolução da doença.

 

Assista o Vídeo da cirurgia em desenhos:  https://www.youtube.com/watch?v=DosqbEy8ecY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.