Blog

Como evitar a luxação da prótese do quadril ?

Exemplo de prótese luxada

O posicionamento dos implantes durante a cirurgia é um dos fatores controláveis mais importantes para o sucesso da cirurgia de prótese de quadril. E a experiência do seu cirurgião conta muito em relação a isso, pois a literatura demonstra que a maioria dos casos não traumáticos de luxação são relacionados a excessos por parte dos pacientes e em segundo lugar, por falhas no posicionamento dos implantes.

Uma das nossas maiores preocupações é evitar o deslocamento da prótese de quadril. Para que você compreenda melhor, trata-se de um risco que gira em torno de 1%, e tem muita relação com a falta de cuidados adequados no pós-operatório, sobretudo nos primeiros meses.

Já no planejamento da cirurgia de prótese de quadril (artroplastia total), avaliamos através de medições próprias, qual o melhor tamanho e posição dos implantes, e durante a cirurgia, checamos o que resultou do planejamento, visto que no ato cirúrgico existem fatores locais do quadril que podem limitar de alguma forma o planejamento radiográfico, e necessitar pequenas mudanças.

Próximo do final da cirurgia, antes do fechamento dos tecidos, realizamos vários testes de estabilidade, tais como medição de comprimento do membro, teste de pistonagem (avaliando distância de salto = jump distance), flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa, presença de impactos secundários e tensão de estruturas musculares e neuro-vasculares, para que tenhamos a certeza de segurança adequada contra o deslocamento.

Mesmo com todos esses cuidados, o portador de prótese de quadril deve ter a consciência corporal adequada para manter o seguinte arco de movimento seguro:

Flexão 0 a 90 graus;

Abdução 0 a 30 graus;

Adução 0 a 10 graus;

Rotação interna 10 graus;

Rotação externa 10 graus;

Evitando correr e pular, e pelos arcos acima, será necessário sentar em locais com altura maior que a dobra dos joelhos (o que implica em sentar com quadril a no máximo 90 graus de flexão);

Não deve deixar em redes de balanço por pelo menos 1 ano (ideal evitar para sempre, pelo risco de flexão excessiva ao se levantar da rede);

Espuma de Abdução Salvapé

Em caso de luxação, paciente deverá ser encaminhado para o hospital e o seu médico, notificado de imediato, para providenciar a redução incruenta (colocar no lugar sob anestesia), sem ser necessária nova cirurgia, na maioria dos casos.

O uso da espuma de abdução ajuda muito na conscientização corporal inicial, e deve ser utilizada por 4 semanas, ao dormir em decúbito dorsal (barriga para cima).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.