Blog

Tratamentos por Ondas de Choque

O Tratamento por Ondas de Choque é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com vários problemas músculo esqueléticos, sendo os mais comuns, as tendinites que não melhoram com os tratamentos habituais, dores musculares crônicas, falhas na consolidação de fraturas e tecidos com diminuição da circulação.

As cargas excessivas sobre os tendões, de forma repetitiva, causam lesões na matrix extracelularimages1, e os tenócitos, mesmo aumentando a produção de fibras de colágeno e matriz, por vezes não conseguem reparar o tecido de forma adequada, passando o quadro a se caracterizar como uma tendinose.

As Ondas de Choque são um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.

Este aumento de nutrição no local leva a uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo.

Existem vários modelos de máquinas que, por trabalharem com diferentes intensidades da onda aplicada no local de tratamento, podem tratar tanto lesões musculares como tendinosas ou ósseas. Podemos controlar a intensidade da energia com que as ondas de choque atingem o local a ser tratado. Quando utilizamos baixa energia produzimos alívio da dor e relaxamento muscular, quando se utiliza média energia ocorre a reparação tecidual e com alta energia pode ocorrer a estimulação óssea.

As ondas são aplicadas por médicos, com atenção à profundidade correta de acordo com o tecido alvo desejado para receber o tratamento.

Patologias:

Bursite trocantérica e tendinite crônicas de glúteo médio/mínimo

Osteonecrose de cabeça femoral (fase inicial, com cabeça esférica)

Síndrome miofascial do quadril

Tratamento de pontos gatilhos miofasciais

Retardo de consolidação ou pseudo-artrose

Tendinite de iliopsoas

Entesopatia de origem do tensor da fáscia lata

Fascíte plantar

Tendinite de Aquiles

Tendinite Patelar

Epicondilite lateral do cotovelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.